SELF CARE

Respire fundo e se dê um tempo. Não se cobre tanto. Seja gentil consigo mesmo.

Neste momento de pandemia ou apenas na sua rotina passada, às vezes é preciso fazer uma pausa. Vivemos em um fluxo constante de informações nas mídias sociais, notícias ruins chegam a todo instante e isso causa ansiedade e medo. Estou vivendo este mesmo momento que você e aqui vão algumas dicas que tenho aplicado na minha vida para me sentir mais calma e fazer a vida continuar:

Entenda seus sentimentos
É completamente normal sentir-se triste ou ansioso. Entretanto, não podemos deixar que esses sentimentos se enraizem e nos dominem. Entenda o que está te causando isso e se você pode fazer algo à respeito. Se puder mudar o que te causa, mude.

Fique conectado com as pessoas
Conversar com as pessoas pode realmente nos ajudar a expressar os sentimentos e aliviar o estresse. Quando engarrafamos as coisas, tudo piora. Converse com sua família, amigos, namorado (a), quem for que possa te escutar. Escute as pessoas também. Se precisar, procure ajuda profissional de um pisicólogo.

Movimente-se
O exercício ajuda a melhorar seu humor e limpar a mente de negatividade. Faça um treino como e onde puder. Uma caminhada durante o dia (aproveita a vitamina D), chame sua família para seguir uma live do Instagram ou um vídeo do YouTube. Movimente seu corpo!

Desintoxicação digital
O fluxo constante de "notícias de última hora" e histórias pode ser cansativo. Se você se sentir sobrecarregado, faça um "detox" digital para te acalmar. Não assista jornais e utilize com sabedoria seu celular. 

Consuma bom conteúdo
Você não precisa se desligar do mundo digital por completo, mas você pode ter uma mídia social limpa. Navegue por seu perfil e remova qualquer pessoa que cause sentimentos negativos a você. Substitua-os por bons criadores de conteúdo que fazem você se sentir positivo e inspirado. 

Cuide de você
Só porque sua rotina normal mudou, não é necessário parar de fazer as pequenas coisas que te trazem alegria. Se você gosta de fazer sua maquiagem, continue fazendo isso! Uma coisa que eu recomendo para todos é ter uma noite de mimos completos uma ou duas vezes por semana. Tome um bom banho, hidrate seu cabelo, cozinhe, coloque um podcast e apenas relaxe e cuide de você.

Escapismo
Agora que estamos todos em casa, é difícil diferenciar tempo de trabalho e descanso/ lazer. Eu acredito muito em manter um bom equilíbrio entre trabalho e lazer. Sim, desta vez é uma ótima oportunidade para trabalhar em coisas para as quais você não teve tempo; no entanto, você se esgotará se não tiver tempo para desligar. Tente manter uma boa rotina de horários. Se organize como se estivesse trabalhando fora. 

Como você está lidando com o distanciamento social até agora?  

 

Com carinho,

Giulia Petrocchi

Postado em